6 dicas de ouro para evitar roubo de cargas

6 dicas de ouro para evitar roubo de cargas

O roubo de cargas talvez seja o problema mais sério das rodovias brasileiras. São centenas de milhões de reais de prejuízo, além das questões de segurança pessoal envolvidas.

Assim, além de estar atento a todo momento durante o percurso, algumas medidas devem ser adotadas para a efetiva segurança da frota e dos motoristas. Desse modo, considere realizar o planejamento das viagens e adotar o rastreamento veicular, dentre outras iniciativas.

Acompanhe este post e conheça 6 dicas de ouro para evitar o roubo de cargas.

1. Não ofereça carona.

A carona é um meio bastante utilizado para o roubo de cargas. Em especial, nas situações que envolvem mulheres, pessoas em apuros e até crianças.

As quadrilhas se especializam e adotam motivações emocionais criando situações para que ocorra o estacionamento do veículo. Portanto, não ofereça carona nem pare na estrada sem considerar essas possibilidades.

2. Selecione o local de parada à noite.

O local onde você e o veículo vão passar a noite não deve ser qualquer um. Sempre que possível, procure locais conhecidos e que tenham boas referências.

O ideal é definir antes, quando planejar sua viagem, aonde vai passar a noite. Assim você se resguarda de um dos momentos de maior fragilidade na segurança durante o percurso.

3. Adote um sistema de rastreamento veicular.

Uma das medidas mais importantes para a segurança patrimonial é a adoção de um sistema de segurança e rastreamento veicular. As vantagens são diversas e podem ser assim relacionadas, dentre outras:

  • localização imediata do veículo;
  • monitoramento constante de todo o deslocamento;
  • identificação de parada não prevista;
  • redução nos custos do seguro.

4. Não revele a estranhos a carga e a rota seguida.

A especialização das quadrilhas de roubo de cargas cria abordagens junto ao motorista em situações corriqueiras, dificilmente percebidas. Assim, desconfie de pessoas que se aproximam para conversar em uma parada ou para oferecer qualquer tipo de serviço.

Acima de tudo, em hipótese alguma comente sobre a carga que transporta e a rota que está seguindo. E, sobretudo, como visto antes, não ofereça carona.

5. Esteja sempre atento nos locais de carga e descarga.

A maior parte das abordagens resultando em roubos de cargas ocorre nos locais de carregamento e descarregamento. Esteja sempre atento e, na medida do possível, evite ficar pessoalmente muito suscetível à aproximação de estranhos. Os cuidados com a segurança devem ser permanentes, mesmo no descarregamento.

Muitas tentativas são realizadas logo após a saída do veículo do local de carga. A maioria desses casos parece indicar a ocorrência de carga encomendada pelas quadrilhas de roubo.

6. Planeje as viagens e defina os pontos de parada.

Planejamento é ação preventiva. Assim, procure sempre realizar um planejamento prévio de sua viagem. Essa iniciativa é essencial para se evitar o trânsito por locais desconhecidos, traçando-se rotas por vias mais familiares, sempre que possível.

Por outro lado, deve incluir também o cuidado no planejamento com a definição dos locais e dos horários para as respectivas previsões de paradas de abastecimento, alimentação e repouso. Esse cuidado, associado ao rastreamento veicular aumenta significativamente a segurança e ajuda muito na prevenção ao roubo de cargas.

Quando o assunto é segurança, é imprescindível estar bem informado. Assine nossa newsletter e saiba mais sobre a segurança de sua família e de seus negócios.

Deixe uma resposta

Fechar Menu