Você sabe como funcionam as câmeras Wi-Fi?

Você sabe como funcionam as câmeras Wi-Fi?

Já imaginou poder estar em qualquer lugar e conseguir ver aquilo que acontece em outro ambiente? Isso pode ser muito útil se você gerencia uma empresa, por exemplo. Há alguns anos, essa ideia era vista apenas nos filmes, porém, com a chegada das câmeras Wi-Fi tudo mudou.           

As possibilidades de uso são amplas: é possível saber o que se passa na empresa em qualquer hora do dia, ver o que os funcionários estão fazendo, monitorar a entrada e saída de veículos e perceber ameaças à segurança. E o melhor: tudo isso por meio do seu smartphone! 

Ficou curioso? Quer aprender como funcionam as câmeras Wi-Fi? Quando são indicadas? Confira tudo neste nosso post.

Afinal, como funcionam as câmeras Wi-Fi?

Essas máquinas (também chamadas de câmeras IP) são dispositivos para a captação de áudio e vídeo ao vivo em ambientes internos ou externos. O conteúdo gerado pode ser enviado para armazenagem em um computador ou transmitido pela internet.

Usando softwares específicos e com acesso à internet, é possível visualizar as imagens em qualquer computador, tablet ou smartphone e de qualquer lugar. Ainda dá para conseguir a visualização de todas as câmeras em uma mesma tela. Além disso, há a possibilidade de mudança de foco, controle de zoom, ajuste pan e tilt (horizontal e vertical) e modo de gravação. Todas essas funções podem ser acessadas remotamente.

A máquina é conectada ao roteador local. Após a conexão, ela recebe um endereço IP, que é um código que identifica qualquer dispositivo conectado à internet. Daí, ao saber o IP da câmera e digitar esse número no seu navegador de internet, já é possível acessar o que está sendo filmado.

O próximo passo é usar o programa que acompanha o equipamento para realizar a configuração e definir quem terá acesso ao conteúdo. A configuração e a montagem são bastante simples. Mesmo assim, é bem melhor que uma empresa especializada faça esses e outros procedimentos para que haja menos risco do sistema ser invadido por hackers.

Quais as diferenças entre as câmeras Wi-Fi e as comuns?

Na maioria dos modelos de câmeras comuns, os dados de vídeo são transmitidos por cabos coaxiais de vídeo. Já as câmeras IP criam dados digitais de áudio e vídeo, facilitando a transmissão via internet e sem depender de nenhum cabo de dados.

A qualidade da imagem é bem superior se comparada à das câmeras analógicas. Alguns modelos ainda contam com sensor infravermelho, que pode melhorar drasticamente a captação de imagens em ambientes escuros.

Em quais situações são indicadas?

Mesmo se você desejar monitorar apenas um ambiente específico, como um escritório ou portões de entrada, as câmeras Wi-Fi se sairão muito bem. É possível também fazer o monitoramento completo de grandes empresas usando esses equipamentos de captura.

Embora não seja fácil cuidar do dia a dia da empresa e ainda se preocupar com proteção, é muito importante tomar medidas práticas para reforçar a segurança. E você sabe que nessa época de instabilidade econômica, qualquer prejuízo pode ser fatal para as contas de um estabelecimento. 

Como deu para perceber, a instalação de câmeras pode contribuir bastante para a segurança de qualquer ambiente. Ter aprendido como funcionam as câmeras Wi-Fi, com certeza ajudará você a tomar a decisão certa na hora de escolher o sistema de proteção ideal para sua empresa. 

Se quiser continuar aprendendo sobre o assunto, veja nosso outro post, que explica quais são as diferenças entre uma câmera IP e uma HD.

Deixe uma resposta

Fechar Menu