Segurança é imprescindível, não é mesmo? E, na verdade, não precisa ser alguma coisa complicada: pode ser simples, mas eficaz.
É isso o que um sistema de alarme monitorado oferece. Com ele, você garante a necessária segurança para sua empresa, residência ou condomínio, sem complicações e com um custo bastante acessível.
Continue a leitura do post e entenda como funciona o alarme monitorado:
O que é alarme monitorado?
É um sistema de segurança eletrônica constituído de alarmes acionados por sensores especiais que detectam a violação de um perímetro ou um local protegido. Ao mesmo tempo em que aciona um sinal sonoro ou luminoso, um mecanismo de monitoramento permite informar imediatamente o ocorrido e tomar as providências cabíveis.
O sistema completo, de modo geral, apresenta a seguinte composição:
- central de alarme, que funciona como a inteligência do sistema;
- sensores em pontos estratégicos e ligados à central;
- sirene e/ou luzes, responsáveis pela sinalização de invasão;
- câmeras que vigiam a área 24 horas por dia;
- bateria, para garantir o fornecimento de energia e evitar oscilações da rede elétrica;
- discadora, que aciona a comunicação telefônica para a tomada de ação;
- fonte de alimentação, que mantém carregada a bateria e alimenta os sensores.
Como é o seu funcionamento?
A base do alarme é a percepção dos sensores a respeito da ocorrência de um evento, como uma invasão. Esses sensores executam um rastreamento na área programada e, detectando uma irregularidade, enviam um sinal para a central de alarme.
Ao mesmo tempo, a central aciona a discadora, que promove a comunicação com o interessado ou com uma equipe de segurança para as medidas pertinentes e necessárias. Essa comunicação pode ser efetivada por ligação telefônica (analógica ou celular), linha VOIP (ligação via internet) ou via rádio, entre outros meios.
A equipe de segurança que recebe os sinais do alarme pode se deslocar até o local ou acionar a polícia, quando necessário. O monitoramento tem a possibilidade de ser permanente, isto é, operante durante as 24 horas do dia.
Qual a sua importância para um ambiente?
Pelos resultados que oferece, um sistema de alarme monitorado é uma das formas mais baratas e eficazes de garantir segurança aos ambientes residenciais ou empresariais. Ele proporciona, assim, a tranquilidade necessária nas ausências do dia a dia e, principalmente, na ocorrência de viagens.
Além da proteção, a existência de um alarme reduz o custo do seguro residencial. E, nos casos de condomínios, ainda reforça a sensação de segurança como fator de peso na decisão do local para se viver.
No entanto, para desfrutar das facilidades e vantagens oferecidas por um sistema de alarme monitorado, é imprescindível a escolha de uma empresa que ofereça bons e confiáveis equipamentos de segurança. A avaliação de técnicos experientes é indispensável para a seleção do equipamento mais adequado para cada caso.
Assim, considere escolher fornecedores idôneos, legalmente constituídos e reconhecidos no mercado. Desse modo, você poderá dispor da segurança também no momento da aquisição do melhor sistema para sua casa ou empresa.
Agora que você já sabe como funciona o alarme monitorado, curta a nossa página no Facebook e tenha muito mais informações sobre segurança!
Pingback: Como funcionam Sistemas de Alarme Monitorado - ITA 24 Horas