Entenda a importância do gerenciamento de motoristas da frota

Entenda a importância do gerenciamento de motoristas da frota

Sobre os gestores de frotas incide uma responsabilidade muito grande, que envolve a integridade da carga, do veículo e do próprio motorista. Não adianta priorizar a carga e descuidar do elemento humano, quando ele é fundamental para garantir a segurança da carga e do caminhão.

Por isso, persiste o imperativo de o gestor de frota exercer o eficaz e diligente gerenciamento de motoristas. Leia e obtenha mais informações sobre a importância disso para a empresa!

O motorista deve ser um aliado do empreendimento

Essa é uma dica importante. O motorista pode ser um aliado do gestor, cuidando para que sua carga chegue em segurança ao destino e dirigindo o veículo de forma a não causar problemas mecânicos ou elétricos, não consumir combustível além do que é devido, não expô-lo a perigos desnecessários nem facilitar a ocorrência de sinistros.

Primeiramente, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre o gestor de frota e o motorista: um precisa confiar no outro — afinal de contas, ambos precisam um do outro.

Depois, é preciso treiná-lo, tornando-o mais capacitado, atualizado e apto a solucionar alguns problemas por conta própria. Não existe bom motorista que não precise aprender um pouco mais.

O gerenciamento de motoristas consiste nos cuidados com as cargas e o veículo

Talvez, alguns gestores não pensem assim, mas é verdade. O caminhão e a carga estão sob a responsabilidade do motorista. Logo, a prioridade é efetuar, antes de tudo, o gerenciamento de motoristas, pois assim o gestor efetuará também o monitoramento do veículo e da carga.

Um bom motorista deve ser treinado para:

  • dirigir dentro das regras de trânsito, a fim de evitar multas e acidentes (que podem envolver terceiros, resultando em responsabilidade civil);
  • conhecer estratégias para reduzir o consumo de combustível;
  • cuidar da integridade do veículo e da carga;
  • tratar bem os clientes da empresa;
  • não tomar substâncias prejudiciais para permanecer acordado (deve respeitar seus próprios limites e saber parar para descansar sempre que necessário);
  • alimentar-se bem;
  • seguir fielmente as rotas traçadas.

Existem várias formas de reduzir consumo de combustível. Por exemplo, abastecendo em tempos mais frios, é possível conseguir um volume maior de combustível pelo mesmo preço.

Outras dicas são: abastecer com fornecedores honestos (que não misturam o combustível); não dar arrancadas violentas; manter velocidades moderadas; respeitar os limites de carga (a sobrecarga pode, inclusive, provocar graves acidentes); durante a troca de marchas, manter rotações baixas no motor; calibrar os pneus na pressão adequada e outras coisas.

A tecnologia pode ajudar o gestor a monitorar seu motorista

O melhor é que hoje nós temos a tecnologia de rastreamento e monitoramento que permitem fazer o gerenciamento de motoristas com muita precisão.

GPS, rastreadores via satélite, computadores de bordo, TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), telemetria para disciplinar os motoristas, softwares diversos com funcionalidades variadas. Atualmente, os desenvolvedores de softwares buscam as melhores soluções para oferecer aos seus clientes, considerando suas principais necessidades.

De modo geral, a tecnologia disponível permite ao gestor controlar os motoristas em tempo real, certificando-se de que ele está seguindo a rota planejada, se não está precisando de algum tipo de ajuda (assaltos, acidentes), se está andando em velocidade excessiva, se está parando demais o veículo, se cometeu alguma infração, se deu freadas ou acelerações bruscas, se o motor do caminhão está em alta rotação e outras coisas.

A telemetria, por exemplo, permite uma fiscalização muito esmiuçada, confirmando se o motorista está trabalhando dentro dos limites da jornada de trabalho ou se está acontecendo algum excesso. Também oferece odômetro, que mede a distância percorrida pelo caminhão (função que também pode ser efetuada pelo GPS).

Agora você já sabe que o gerenciamento de motoristas é fundamental para o gestor de frota. Deseja conhecer algumas soluções tecnológicas que podem te ajudar nesse gerenciamento? Entre em contato com a ITA 24 Horas, especialista em segurança eletrônica, e conheça seus produtos e serviços!

Este post tem 3 comentários

  1. Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  2. Aqui é a Amanda Dias, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    1. Obrigada pelo retorno.

Deixe uma resposta

Fechar Menu