6 ferramentas para aumentar a segurança na sua empresa

6 ferramentas para aumentar a segurança na sua empresa

A segurança e a proteção do patrimônio de uma empresa devem ser consideradas não apenas do ponto de vista de seu valor monetário. Determinadas perdas por furtos, assaltos e outras investidas internas ou externas acarretam inúmeros problemas financeiros, operacionais — além de despertar a sensação de segurança entre seus colaboradores e clientes.

Assim, trata-se de aspecto que não deve ser descuidado — qualquer que seja o seu negócio. Garantir a segurança na empresa deve ser uma meta permanente incorporada na cultura interna.

Para esse fim, existem serviços e tecnologias modernas capazes de atender qualquer demanda. No post de hoje, você vai encontrar 6 ferramentas fundamentais para aumentar a segurança na sua empresa. Acompanhe!

1. Câmera de vigilância

Hoje em dia as câmeras de vigilância são sinônimo de segurança. O sistema nada mais é que um conjunto de equipamentos e instalações que permite a visualização do patrimônio em tempo real.

Associado à internet, o sistema permite que você visualize de qualquer lugar. E você pode fazer isso a partir do seu próprio celular, se quiser. As gravações das imagens produzidas podem permanecer pelo tempo que for programado para isso. 

2. Alarmes

O sistema de alarmes pode ser disparado sempre que houver qualquer tentativa de violação do ambiente. Pode ser armado e desarmado à distância, garantindo mais rapidez e segurança operacional.

Alarmes podem ser utilizados para indicar invasões, incêndios, alagamentos e outras situações, adequando-se aos respectivos sensores.

3. Monitoramento 24 horas

O monitoramento 24 horas é uma das ferramentas que mais geram sentimento de segurança no empresário. Saber que seu patrimônio está sendo monitorado tranquiliza quanto à segurança.

Por meio desse sistema, a central pode saber o momento em que acontece uma interrupção do serviço ou uma intrusão no ambiente. O monitoramento de alarme identifica pelo código quem armou ou desarmou o sistema, o horário do ocorrido, se houve falta de energia, acesso de pessoa não autorizada etc.

Um sistema mais completo — o monitoramento de alarme e câmeras — permite o acionamento imediato das câmeras e a visualização do evento na central, no caso de uma intrusão, para a devida tomada de decisão.

4. Cerca elétrica

Embora de custo relativamente baixo, a cerca elétrica é um componente de segurança bastante eficiente que inibe as invasões. Costuma ser o primeiro equipamento solicitado em razão do grau de proteção que oferece.

É uma ferramenta de segurança que deve ser utilizada combinada com outras, de modo a fechar o cerco sobre as possibilidades de invasão do espaço da empresa. 

A instalação deve ser feita por profissionais a fim de evitar que a cerca elétrica seja um risco para seus colaboradores e clientes.

5. Concertina

A concertina consiste em uma fita farpada em espiral, instalada sobre o muro, cerca ou alambrado do imóvel. Trata-se, portanto, de uma proteção física perimetral de grande eficiência.

Para sua instalação algumas considerações como a legislação vigente no município e o esclarecimento quanto aos cuidados e características dessa ferramenta de segurança devem ser observadas. Apenas profissionais especializados devem proceder à sua instalação.

6. Controle de acesso

Uma das grandes vantagens de ter um controle de acesso é impor restrições a quem não estiver autorizado, sem interferir no acesso de quem pode transitar. 

Além disso, a integração do sistema de interfone e a utilização de fechadura ampliam a segurança com o registro de todos que ali acessam. Entrada e saída ficam registradas com os dados da pessoa autorizada a transitar.

Dessa forma, o controle de acesso tem aplicação em diversos locais da empresa, sempre que for necessário restringir o trânsito, podendo ser instalado em catracas, cancelas e portões, entre outros. Fazendo uso de identificação remota, biométrica ou por meio de cartão, o sistema disponibiliza relatórios que reportam os acessos no local indicando o usuário, a data e seus respectivos horários.

Agora que você já conhece essas 6 ferramentas para segurança na empresa, que tal saber mais sobre outros cuidados que você pode tomar para garantir o seu patrimônio? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu