fbpx

Como manter Pessoas Idosas em Segurança

Embora a idade traga a experiência adquirida com os anos, as dificuldades físicas também surgem. Porém é possível tomar certos cuidados para preservar a segurança e prevenir tragédias.

Troque as maçanetas para o tipo alavanca

As maçanetas redondas tendem a ter uma maior dificuldade de adesão e serem mais escorregadias. As do tipo alavanca tem uma mecânica da qual além de ser demais aderência, ainda é necessário utilizar de menos força.

Os fios não devem estar espalhados no caminho.

Com tantos aparelhos eletrônicos, é comum que tenhamos em nossas casas vários fios. A questão é que alguém pode acabar tropeçando neles e para idosos uma leve queda pode trazer problemas preocupantes.

Fixe os fios nas paredes e evite fiações espalhadas pelo chão para evitar Acidentes.

Cuidado com as pontas e quinas dos móveis

Deve-se evitar móveis que tenham quinas com pontas em ângulo reto.
Adquira móveis de pontas arrendondadas ou coloque proteções nas pontas de móveis e objetos que não possam ser substituídos.

É preciso um banheiro adaptado

Azulisos lisos e molhados são fatores que tornam o banheiro uma área perigosa.

Para evitar acidentes graves coloque tapetes de borracha que são fixados ao chão para que a pessoa tenha maior aderência ao pisar.

Coloque barras de apoio dentro do boxe, assim como ao lado da pia e do vaso sanitário.

Mais uma forma de proteger o idoso é elevar o assento do vaso sanitário, para que este flexione menos as pernas e tenha mais estabilidade na hora de se levantar.

Atenção com as escadas

Todo mundo está sujeito a tropeçar e se machucar em escadas, porém para quem já não tem tanta resistência, coordenação e força física, elas podem ser extremamente perigosas.

Se for reformar o imóvel, construa rampas com corrimão e piso antiderrapante. Caso não seja viável, utilize sinalizadores nos degraus das escadas para ajudar na visualização, mantenha o local com boa iluminação e com um corrimão.

Garanta um andar seguro

Utilize sensores de presença que possibilitem que o local fique bem iluminado sem precisar de um acesso prévio a um interruptor.

Coloque corrimão em todas as paredes que levam aos cômodos da casa para que a pessoa idosa possa se apoiar.

Retire tapetes, móveis, cômodas e qualquer obstáculo que possa prejudicar a livre locomoção ou oferecer risco.

Instale câmeras e monitoramento

Câmeras e monitoramento além de proteger a casa de possíveis roubos e invasões ainda permitem que você possa ver o idoso via câmera quando estiver fora.

Assim, caso algum acidente ocorra e o idoso não consiga acesso a um celular, ao verificar se está tudo bem, você possa retornar em casa, ligar para uma ambulância e resolver a situação. Em casos de acidentes, quanto mais rápida a ação, melhor.

É necessário frisar que todos estes serviços devem ser prestados por pessoas competentes.

No caso do monitoramento, é ainda mais importante um sistema que faça testes periódicos para evitar falhas. Neste caso é importante contratar uma empresa experiente e especializada.

Como se Proteger de Sequestros e Roubos de Veículos

Proteja a si mesmo e sua família

É uma tecnologia que permite localizar o seu veículo, além de monitorar várias informações sobre o mesmo, como velocidade, se o veículo está ligado ou desligado, notificações sobre o veículo, etc.

Em caso de sequestro é possível notar anormalidades no trajeto,
receber notificações de quando o veiculo saiu de uma área pré determinada, além de obviamente verificar o histórico de localização e a localização em tempo real do veículo.

Além disto ainda é possível instalar um botão de pânico em que a empresa que monitora o veículo poderá chamar a polícia.

Aqui não se trata de espionar seus filhos, mas de preservar a segurança sua e de sua família, afinal quem nunca desejou ter um rastreador quando seu veículo foi roubado, sua família passou apuros, ou algum familiar que tem pensamentos suicidas simplesmente sumiu do mapa sem avisar ninguém?

Como proteger veículo e motorista

Em diversos casos de furtos veículos já foram recuperados graças ao Rastreamento Veicular, recuperação esta que em veículos sem rastreamento se torna praticamente impossível dependendo do caso.

Este sistema trás uma maior segurança ao motorista por trazer pistas de seus últimos paradeiros enquanto estava no veículo, permitindo uma ação mais assertiva no caso de incidentes.

Bloqueio do veículo pelo cliente e pela central de monitoramento.

O rastreador permite o bloqueio do veículo tanto pelo cliente via celular quanto pela central de monitoramento. Assim, em caso de furto é possível bloquear o veículo.

Controle de Cargas na prevenção a furtos

Para pessoas que possuem comércio, veículos entregam cargas e encomendas, o rastreamento veicular vai proteger não apenas o veículo e o motorista como também lhe dar um controle de qual o caminho está sendo percorrido, lhe permite visualizar se haveria um caminho melhor, quanto tempo o veículo levou para percorrer um determinado trajeto e outros dados que vão possibilitar uma melhoria logística de suas frotas.

Todo este controle, além de ter um enorme potencial para melhorar a eficiência da logística ainda pode auxiliar no quesito segurança, a avaliar a possibilidade de rotas mais seguras.

No caso de roubo do veículo com a carga, ou sequestro do motorista, saber a localização em tempo real e os últimos percursos fazem total diferença na hora do resgate.

É importante contratar empresas sérias

Embora seja muito vantajoso o rastreamento veicular, não adianta muito no caso de ele ser fornecido por uma empresa sem experiência ou comprometimento.

É preciso haver testes diários e automáticos para verificar se o rastreador está funcionando, uma equipe técnica caso seja necessária alguma manutenção, receber as notificações certas de movimentos suspeitos, além da central de monitoramento ter uma equipe competente que saiba interpretar os eventos incomuns, agir de maneira adequada quando estes ocorrerem e principalmente estar atenta naqueles momentos em que o cliente não estará próximo ao celular, seja por estar dentro de um banco com celular no silencioso, no cinema, dormindo, ou qualquer situação semelhante.

Como funcionam os Créditos de Energia Solar?

O que são os créditos de energia Solar?

A regulamentação dos créditos de energia são normas que determinam
o funcionamento de tais créditos, em que o excedente de energia produzida pelas placas fotovoltaicas, isto é, energia solar, é jogada na rede elétrica e quem gerou adquire créditos para serem abatidos no consumo de energia elétrica da rede.

Quem regulamenta a energia elétrica no Brasil é a ANEEL, (Agência Nacional de Energia Elétrica). A regulamentação Normativa 482/12 da ANEEL estabelece as regras para este sistema de “compensação de energia”, da qual chamamos de Créditos de Energia Solar.

Quem pode fazer parte do sistema de créditos de energia solar?

Quem é um “Consumidor Cativo”, isto é, aqueles que compram a energia diretamente da distribuidora podem fazer parte.

Praticamente todas as residências e comércios do Brasil comprar a energia diretamente, logo se você tem uma casa ou comércio você pode instalar o sistema de energia solar e entrar no sistema de créditos.

Qual é a potência máxima que se pode instalar?

A potência máxima segundo a regulamentação é de 5.000 kWp, o que dá aproximadamente 35.000 m² de painéis solares.

Qual a validade dos créditos?

A validade dos créditos é de 60 meses.

ICMS

Cada estado pode decidir se tributa ou não a energia solar que é injetada na rede da distribuidora. A grande maioria dos estados são isentos.

Segundo dados atualizados em janeiro de 2018 apenas 3 estados cobram ICMS sobre a energia solar:

Amazonas, Paraná e Santa Catarina.

PIS E CONFINS

O Governo Federal, através da Lei n° 13.169, isentou o PIS e COFINS a energia solar injetada na rede.

Sistema de Crédito por Posto Horário.

Se você consome muita energia elétrica, você paga a energia consumida por posto horário, isto é, paga mais caro nos horários de pico.

A compensação funciona de modo que se você paga por exemplo 4 vezes mais no horário de pico, você preciza gerar 4 vezes mais créditos fora
do horário de pico para compensar o consumo.

Transferência de créditos

Os créditos que não forem compensados no local em que se produziu
podem ser usados em outros locais, sejam empresas ou residências desde que o títular seja o memsmo.

O consumidor deverá determinar a ordem de prioridade das unidades, sendo que a primeira é o local onde está instalado o sistema de geração.

Vou utilizar o mesmo relógio de luz?

Não, o relógio que você provavelmente utiliza é o uni-direcional, ele mede apenas a energia que entra em sua casa ou empresa, mas não é capaz de medir a que sai. Você precisará de um relógio bi-direcional que mede tanto o seu consumo quanto a sua produção de energia. Este relógio é de responsabilidade do consumidor, e custa em torno de R$ 400,00. {verificar nosso valor}

Aós o sistema de medição ser adequado, a distribuidora será responsável pela sua manutenção e operação, incluindo os custos de eventual substituiçao ou adequação.

Geração compartilhada de energia solar.

É possível juntar um grupo de empresas ou amigos para construir um gerador de energia solar maior e dividir esta produção de energia, desde que tudo seja firma\do em contrato.

Porém é necessário que todos os envolvidos no consórcio/cooperativa estejam dentro da mesma área de cobertura da distribuidora de energial, isto é, se uma propriedade tem conta da CEMIG as outras também devem ter conta da CEMIG.

Geração em Condomínio

Existe a possibilidade de gerar energia solar em condomínios e utilizar os créditos para os condôminos ou para as áreas comuns.

Em prédios é fundamental que se tenha no mínimo 200m² de área disponível para as placas fotovoltaicas (painéis solares).

Autoconsumo Remoto

Em casos de locais que não possuem espaço ou luz solar o suficiente para produzirem sua energia é possível adotar a modalidade de autoconsumo remoto, em que você possa produzir energia em um local e utilizar os créditos em outro local, desde que estejam na mesma área de cobertura.

Para instalar o sistema de créditos via CEMIG, você pode obter informações ao clicar neste link e solicitar o acesso na Agência Virtual neste link.

Para instalar os painéis solares você pode contratar o serviço de uma empresa especializada, clicando aqui.

Energia sustentável em Residências e Empresas

Há 50 anos atrás o estilo de vida das pessoas era completamente
diferente do de hoje. A maneira de se vestir, as tecnologias, a
arquitetura, os conceitos e as histórias foram se modificando a medida que o tempo passava.

Desde muito tempo se sabe que os recursos naturais são esgotáveis,
porém apenas em 1972 que este tema passou a ser considerado de muita
relevância, através da Primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia.

A partir deste marco a maneira de pensar o meio ambiente e enxergar
a ecologia também mudou.

Sustentabilidade Ambiental

Depois da Conferência da ONU, um conceito que passou a ser muito discutido é o de sustentabilidade.

O termo pode ser difinido como a maneira que o ser humano utiliza os bens da natureza de forma a satisfazer seus desejos e necessidades desde que ela se renove em tempo hábil, para não prejudicar o ecossistema e as futuras gerações.

Energias Sustentáveis

Ao compreender o que é a sustentabilidade ambiental, podemos entender o que são energias sustentáveis:

Energias sustentáveis são aquelas que possuem fontes que não prejudicam o ecossistema e as futuras gerações.

Energias Renováveis

Embora pareçam ser a mesma coisa e costumem caminhar juntas, nem toda energia renovável é sustentável e vice versa.
Energias renováveis são aquelas cuja a fonte é capaz de se renovar e portanto não são finitas.

Um exemplo de energia que é renovável mas não sustentável são as hidrelétricas, que apesar de utilizarem a água que é um recruso natural que sempre estará disponível para este uso, causam danos ambientais por conta das barragens.

Já uma forma de energia sustentável mas não renovável é a energia nuclear, que embora seja considerada sustentável e limpa quando adotadas medidas seguras, não é renovável pelo fato das reservas de urânio não serem infinitas.

Portanto podemos definir:

Energias Renováveis não sustentáveis:

Hidrelétrica: É a energia que vem da movimentação das massas de água,
que giram uma turbina gerendo energia elétrica.

Energias Sustentáveis não renováveis:

Nuclear: É a energia que é liberada através da transformação de núcleos atômicos.

Energias Sustentáveis e Renováveis:


Eólica: Energia que é capiturada do vento através de turbinas eólicas.

Instalação: Para instalações de pequeno porte é preciso analizar o comportamento dos ventos no local, e tem a desvantagem de causar ruídos. Quem optar por esta opção deve buscar uma empresa especializada que já tenha experiência na instalação.

Biomassa: Matéria orgânica que é obetida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis.

Instalação: Por conta de suas características técnicas, é mais aplicável em regiões rurais.

Solar: A maioria das energias renováveis vem direta ou indiretamente do Sol. A energia solar pode ser de aquecimento solar para aquecer a água ou de geração de eletricidade (fotovoltaica), para uso residencial, comercial ou industrial e é a maneira mais comum de se gerar energia limpa, renovável e sustentável.

Instalação: A energia solar fotovoltaica é a mais viável para residências e empresas de pequeno e médio porte, e para evitar problemas recomenda-se que a instalação seja feita por uma empresa especializada para que sejam prestados certos cuidados afim de evitar problemas futuros.

Conclusão

Cada vez mais precisamos conciliar nossas necessidades com a preservação ambiental. Para residências, indústrias e empresas que não são do ramo de geração de energia, a energia solar é a mais viável e eficiente, além de ser sustentável e renovável.

Caso deseje utilizar este tipo de energia sustentável, contrate uma empresa especializada e se informe melhor clicando aqui.

A Segurança e as Necessidades Humanas

A segurança é uma das necessidades mais básicas do ser humano; sendo posterior apenas às necessidades fisiológicas, como a alimentação, o sono, o abrigo e a reprodução biológica.

Um renomado psicólogo americano do Séc XX, Abraham Maslow catalogou as necessidades humanas em 5 classificações em ordem das mais urgentes para as menos, ainda que todas sejam importantes. Estes estudos organizam as necessidades numa pirâmide de modo a evidenciar que para satisfazer as necessidades do topo é primordial satisfazer primeiro as da base, como representado na imagem abaixo:

Pirâmide de Maslow  – Hierarquia de necessidades

Podemos notar que a Segurança é uma das necessidades mais básicas e urgentes que temos e por isto se faz tão importante a segurança pessoal e patrimonial. Tomar medidas neste sentido tem sido cada vez mais importante afim de garantir a tranquilidade e a saúde, pessoal, familiar e empresarial.

De forma geral uma empresa ou residência estão expostas a diversos perigos e riscos como furtos internos e externos, assaltos, incêndios, sabotagens, sequestros de dirigentes no caso de empresas ou moradores no caso do lar, dentre outros.

Para prevenir e evitar prejuízos causados pela ausência de segurança é indispensável consultar uma empresa especializada em segurança patrimonial para orientar o cliente e oferecer o serviço mais adequado, afinal cada caso possui as suas particularidades e um olhar técnico é capaz de identifica-las com mais facilidade e assertividade.

Segurança é tranquilidade, estabilidade, saúde. Investir nisto é permitir que se abram as portas para o sucesso em outras áreas da vida, na família, na estima e na realização profissional e pessoal.