7 vantagens da segurança eletrônica para empresas

7 vantagens da segurança eletrônica para empresas

Em todos os setores, a tecnologia facilita as tarefas e proporciona maior eficiência aos processos. Quando o assunto é segurança, o uso de equipamentos eletrônicos demonstra ser extremamente compensador em muitos sentidos.

É daí que surge a segurança eletrônica, conhecida como um conjunto de ferramentas altamente desenvolvidas para a efetivação e proteção de bens e ambientes, sejam eles corporativos, patrimoniais ou mesmo residenciais.

Nesse contexto, podemos destacar algumas tecnologias profissionais, como câmeras de vigilância, portaria virtual, rastreamento veicular e monitoramento 24 horas. Em todos os casos, a finalidade é oferecer proteção de alto nível com suporte para as tendências do último século.

Dessa forma, preparamos um artigo com as principais vantagens da segurança eletrônica para empresas. Acompanhe e entenda melhor!

1. Ganho em eficiência

O primeiro ponto a ser considerado é o aumento da eficiência. É preciso ter em mente que o ser humano está sujeito a cometer falhas de várias naturezas, que podem comprometer a qualidade dos serviços de monitoramento de segurança na empresa.

Com o uso de equipamentos eletrônicos, as possibilidades de erros são drasticamente reduzidas. Isso garante maior eficiência nos expedientes de vigilância e de controle.

2. Economia

De acordo com a legislação trabalhista, um funcionário de segurança deve trabalhar, no máximo, 44 horas semanais. Considerando que uma semana tem 168 horas, seriam necessários pelo menos quatro funcionários para cobrir um único posto de vigilância durante as 24 horas do dia, pelos sete dias da semana.

Contudo, é preciso também ter em mente que os funcionários tiram férias e que podem faltar em função de ocorrências diversas, como doenças e problemas familiares. Sendo assim, seria necessário contratar pelo menos mais um funcionário para garantir a cobertura dessas eventualidades, ainda que seja como mão de obra temporária.

Portanto, entre as vantagens da segurança eletrônica está a possibilidade de reduzir o quadro de funcionários ou mesmo alocá-los para outras atividades, o que proporciona uma significativa economia de recursos.

3. Proteção para os funcionários

É importante ressaltar que existem situações em que a presença humana é necessária, portanto não pode ser inteiramente substituída por equipamentos eletrônicos. Ainda assim, a segurança eletrônica apresenta vantagens que precisam ser consideradas na proteção dos profissionais que trabalham no local a ser protegido.

Por exemplo, a presença de interfones em portarias evita o contato dos porteiros com o público externo, impedindo que eles fiquem expostos aos riscos. Da mesma forma, o uso de câmaras permite que o monitoramento seja feito com grande abrangência, sem a necessidade de que os funcionários corram riscos nos locais que devem ser vigiados.

Adicionalmente, quem não trabalha diretamente com a segurança também passa a ter um conforto maior para a execução das tarefas, garantindo que o patrimônio pessoal fique totalmente seguro na empresa.

4. Inibição das ações

A maior parte dos criminosos é formada por oportunistas, que não estão dispostos a enfrentar grandes dificuldades para cometer crimes. Assim, eles procuram por locais menos protegidos, onde possam atuar com maior tranquilidade e com menor risco de identificação.

Quando eles encontram locais guardados por câmeras, cercas elétricas, alarmes e outros dispositivos, sequer consideram a possibilidade de uma invasão. Muitas vezes, a simples presença da sinalização indicativa de que no local há equipamentos de segurança eletrônica é suficiente para inibir a ação do cidadão infrator.

5. Monitoramento remoto

Partindo da premissa de que a segurança eletrônica para empresas é elaborada por meio de tecnologias de ponta, o monitoramento remoto tornou-se uma realidade presente no dia a dia corporativo.

Antes, as câmeras e os alarmes funcionavam de forma precária e muitas vezes não acompanhavam a demanda que uma instituição precisa cumprir. Entretanto, a vigilância desenvolvida com base em CFTV (circuito fechado) é preparada para monitorar em tempo real qualquer situação que possa surgir.

Dessa forma, o patrimônio da empresa terá um adicional de proteção e os gestores ainda podem ter acesso às filmagens de qualquer local, seja via celular, tablet ou notebook. Certamente, é um avanço considerável no uso de tecnologia para a segurança nas organizações.

6. Suporte especializado

Além de adquirir os equipamentos e serviços de instalação em todo o ambiente, optar pela segurança eletrônica para empresas cria a possibilidade de contar com o suporte do seu parceiro.

A expertise no assunto pode ser transmitida e internalizada em qualquer negócio que busque melhorar suas metodologias de proteção. Com isso, além de garantir o funcionamento correto dos aparelhos, os gestores do negócio podem combinar soluções especializadas, como:

  • monitoramento da frota de veículos;
  • sistemas de segurança com funcionamento integrado;
  • treinamentos com os colaboradores;
  • planejamento e análise das instalações.

Vale ressaltar que investimentos em tecnologias e parcerias de excelência são passos necessários para que um negócio possa se tornar destaque em termos de segurança, tanto das pessoas que trabalham ali quanto do patrimônio físico da empresa. Por isso, é necessário fazer pesquisas constantes e manter os equipamentos de segurança sempre atualizados.

7. Controle patrimonial

Contar com um conjunto de tecnologias para segurança eletrônica de empresas abre inúmeras oportunidades para melhorar o compliance e as normas internas. Entretanto, o foco desse serviço é a proteção patrimonial.

Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais sofre com a falta de segurança no mundo, segundo os rankings elaborados pelo Índice de Progresso Social (IPS). Essa situação é preocupante e cria uma necessidade iminente de investir em aparelhagem de alta tecnologia para a proteção corporativa.

Esse benefício serve não só para a empresa em si, mas ajuda a resguardar equipamentos e dados de clientes que se encontram nas instalações do local. Demonstrar padrões e políticas de proteção é, sobretudo, uma metodologia necessária para agregar valor às atividades.

Bônus – Possibilidade de registro

Uma das grandes vantagens da segurança eletrônica está na possibilidade de registrar toda a movimentação de um determinado local por meio de imagens e também a partir da gravação dos dados de visitantes nos sistemas de controle de acesso. Com isso, todas as situações poderão ser revistas em caso de necessidade e, eventualmente, servirão para descobrir a ação de infratores.

Por exemplo, se houver a invasão de um determinado local da empresa onde há uma câmera instalada, as imagens gravadas permitirão a identificação do invasor. Da mesma forma, as pessoas que passam pela portaria e que são registradas nos sistemas eletrônicos de controle poderão ser identificadas com extrema facilidade, caso seja necessário.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis a você e ao desenvolvimento das atividades em sua instituição. Aproveite e curta nossa página do Facebook para conhecer mais sobre soluções e tendências de segurança eletrônica para empresas!.

Deixe uma resposta

Fechar Menu