5 dicas de segurança pessoal que você precisa saber

5 dicas de segurança pessoal que você precisa saber

O mundo moderno, além das facilidades que proporciona, também traz preocupações com a segurança pessoal. Por isso, proteger a própria integridade e a dos bens mais valiosos, como casa e carro, constitui um cuidado que deve ser observado.

Nesse sentido, a segurança pessoal consiste nas medidas preventivas que podem ser tomadas para a proteção da pessoa ao longo do dia. Assim, adotar certos cuidados ao caminhar na rua e estar atento às pessoas à sua volta são ações simples, porém, valiosas.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e confira 5 dicas para você garantir a sua segurança pessoal.

Por que a segurança pessoal é importante?

A maior importância que se pode atribuir à segurança pessoal é a garantia da integridade física e moral do indivíduo, mas, para que seja efetiva, é necessário desenvolver certos hábitos.

Desse modo, deve-se levar em conta que muitas iniciativas competem à própria pessoa assumir, já que boa parte das investidas ocorridas contra indivíduos isolados resulta da exposição de bens valiosos e da falta de atenção.

Por exemplo, uma das maneiras de você se distrair é utilizar o celular enquanto caminha. Do mesmo modo, o uso de fones de ouvido direciona a atenção para a audição, fazendo com que se perca boa parte da capacidade de observação.

Como aumentar a segurança pessoal?

Observe essas dicas de segurança pessoal e procure incorporá-las à sua rotina.

1. Evite caminhar sozinho à noite

Caminhar sozinho à noite é uma condição convidativa para iniciativas de roubo. Os riscos aumentam muito quando se trata de andar por ruas pouco iluminadas.

2. Proteja a bolsa e a carteira

A carteira e a bolsa estão entre os objetos mais visados para o furto rápido. Assim, mantenha-os protegidos, mas sem manifestar grandes preocupações, já que o excesso de proteção para uma bolsa ou carteira pode sinalizar a existência de valores significativos, aos olhares mal-intencionados.

3. Tenha atenção nos caixas automáticos

Caixas automáticos são os locais preferidos para o roubo rápido e agressivo. Neles, quase sempre, a pessoa é selecionada em razão do saque que realiza e pela fragilidade que apresenta.

Logo, ela é seguida e atacada na primeira oportunidade que surgir. O pior é que essas abordagens costumam ser muito agressivas, portanto, esteja sempre atento e evite fazer saques de valores elevados.

4. Não ande com grandes somas em dinheiro

Evite se deslocar pela rua com grandes somas de dinheiro nos bolsos, na carteira ou na bolsa. E, se tiver de fazê-lo, não as exponha de nenhuma maneira.

Do mesmo modo, evite entrar no banco portando algum pacote ou sacola. Ao sair, poderá dar a impressão de tratar-se de dinheiro, despertando interesses obscuros.

5. Esteja atento à vizinhança

Procure observar o que ocorre à sua volta mantendo-se alerta. Não se trata de adquirir uma paranoia na rua, mas de não se tornar vulnerável em locais públicos.

Como proteger a casa e o carro?

Quando se trata de segurança pessoal, os dois bens mais visados são a casa e o carro. O assalto a residências pode fazer vítimas letais, assim como o roubo de carro, quando esse envolve o sequestro de pessoas.

Por essa razão, todas as medidas de segurança devem ser tomadas para proteger esses bens. Considere, por exemplo, a implantação de monitoramento 24 horas na residência e a instalação de um rastreador no veículo.

Com essas dicas de segurança pessoal você está mais preparado para proteger aquilo que mais importa: a sua vida – e das pessoas mais próximas. Dessa forma, você garante um futuro tranquilo para você e a sua família.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e saiba muito mais sobre segurança para sua residência e sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu